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Para quem vive a fé dos Orixás, palavras como axé, ebó e itura são familiares. Mas um termo que às vezes gera dúvida, especialmente para quem é do Candomblé de nação Ketu, é Odu de Ifá. O que são esses Odús? Eles são importantes para quem não é iniciado em Ifá? A resposta é simples: os Odús são a base de tudo. Eles são os pilares invisíveis que sustentam a tradição dos Orixás. Entendê-los, mesmo que de forma básica, é aprofundar o conhecimento sobre o próprio axé que movimenta o mundo. O Que São os Odús? A Ciência do Destino Imagine que o universo é regido por 16 grandes energias primordiais. Cada uma dessas energias é um Odu. Eles são como matrizes, arquétipos ou "caminhos" que contêm todas as possibilidades da existência: toda história, todo comportamento, todo sucesso, todo problema e toda solução. Cada pessoa, ao nascer, está sob a influência de um Odu de origem (Odu de Ori), que traça as linhas gerais de sua personalidade, missão e destinos possíveis. Nenhum Odu é "bom" ou "ruim"; cada um tem seus aspectos positivos e negativos, e o livre-arbítrio e os ebós são o que nos permitem navegar por eles. A Relação entre os Odús e os Orixás Uma confusão comum é achar que Ifá e os Orixás são sistemas separados. Na verdade, eles são completamente interligados. Os Odús são as regras do jogo: Eles são a lei cósmica, o "software" que opera a realidade. Os Orixás são os operadores: Eles são as forças da natureza que atuam dentro dessas regras para nos ajudar a cumprir nosso destino. Cada Orixá rege e é regido por determinados Odús. Por exemplo, um mesmo problema de saúde pode ser diagnosticado por um Odu específico, e esse Odu irá indicar qual Orixá deve ser trabalhado e qual ebó deve ser feito para resolvê-lo. O Babalawo, o sacerdote de Ifá, é o especialista em decifrar qual Odu está atuando e qual a prescrição exacta dentro da vasta literatura de Ifá. Por Que Isso é Importante no Candomblé? Mesmo no Candomblé, onde a consulta é tradicionalmente feita
com o Merindilogun (os 16 búzios), a influência dos Odús é absoluta. Os 16
búzios carregam o nome e a energia dos 16 Odús Meji principais. Quando um jogo
de búzios cai, por exemplo, Odi ou Ossá, está a manifestar-se a energia daquele
Odu. Os 16 principais Odús: Òkànrán, Èjì Oko, Ètà Ogundá, Ìròsùn, Òsé, Òbàrà, Òdí, Èjìònìlónà, Ògúndá Méjì, Òsá, Ìká, Òtúrúpòn, Òtúrá, Ìrètè, Òse e Òfún. A diferença está na profundidade e no método: Ifá utiliza os ikin (búzios sagrados) ou o opelê para uma leitura mais detalhada e complexa, acessando os mais de 256 Odús e seus milhares de versos (ese ifá). O Merindilogun trabalha com a energia desses 16 Odús principais de forma poderosa e efectiva, sendo o instrumento dos Babalorixás e Iyalorixás. Ou seja, toda vez que seu Zelador ou Zeladora joga os búzios para você, a energia que se manifesta é a de um Odu. O conhecimento dos Itans (mitos) e das orientações desses Odús é o que permite uma orientação precisa. Resumo da Importância dos Odús: Mapa do Destino: Definem tendências de vida, personalidade e missão. Diagnóstico Preciso: Identificam a raiz espiritual de um problema (saúde, financeiro, emocional). Prescrição do Ebó: Indicam o sacrifício ou oferenda exata necessária para resolver o problema, mostrando para quem, como e quando fazer. Conhecimento dos Orixás: São a chave para entender as nuances, preferências e interdições (ewo) de cada Orixá. Prevenção: Alertam para perigos futuros, permitindo que se tomem medidas preventivas através do ebó. Para Quem Quer Saber Mais Se este tema despertou seu interesse, a orientação é a mesma de sempre: consulte sua casa de axé. Converse com seu Babalorixá ou Iyálorixá. Eles podem, se necessário e dentro dos preceitos da casa, orientar uma consulta com um Babalawo (sacerdote de Ifá) para uma leitura mais aprofundada do seu Odu de origem ou de uma situação específica. Entender os Odús é compreender que a tradição dos Orixás é um sistema completo e lógico de conhecimento. É perceber que por trás da intuição e da fé, existe uma ciência sagrada milenar, destinada a guiar os seres humanos em sua caminhada na Terra, sempre com o objetivo de alcançar o Iwá Pèlé (o bom caráter) e uma vida equilibrada e plena de axé. Observações Àse o! |
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