O Centro Cultural e Religioso Casa São Lázaro, terreiro de Candomblé localizado em Venda Nova, Belo Horizonte, foi invadido e depredado na terça-feira (16/9). Além de furtarem objetos e destruírem assentamentos sagrados, os vândalos colocaram estátuas de Nossa Senhora no lugar dos elementos religiosos profanados, em um claro ato de intolerância religiosa.
Márcio Sá, pai de santo responsável pelo espaço, relatou que os invasores reviraram toda a propriedade, roubaram ferramentas e objetos ritualísticos, e destruíram completamente os assentamentos das entidades. Uma vizinha testemunhou o momento em que um indivíduo pulou o muro carregando sacolas com itens levados do local.
Em meio à destruição, a colocação de imagens católicas nos locais violados foi interpretada como uma tentativa de ofensa simbólica. “Querem culpar outras religiões, mas aqui praticamos o sincretismo e o respeito. Recebemos católicos, evangélicos, todos”, destacou Márcio, que suspeita que o autor possa ser alguém que já frequentou o terreiro, devido ao conhecimento interno do espaço.
A Polícia Civil foi acionada e registrou o caso, mas nenhum suspeito havia sido identificado até o momento da publicação. Este não é o primeiro episódio de intolerância sofrido pelo terreiro, mas é o mais grave e violento.
O crime ocorre em um contexto de crescimento dos casos de intolerância religiosa no Brasil, principalmente contra religiões de matriz africana. Autoridades religiosas e defensores de direitos humanos têm alertado para a necessidade de maior proteção e conscientização.
Fonte: Adaptado com base em relatos e informações públicas